Coordenador : Ana Karine Ramos Brum
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390285.2199.48532.24022023
Departamento/Setor: MFE
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : ENFERMEIROS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM PROFISSIONAIS DE ÁREAS AFINS ( SAÚDE, GESTÃO e ENSINO em SAÚDE) PÓS-GRADUANDOS ( LATO SENSU E STRICTO SENSU) PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DOCENTES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS INTERESSADOS EM GERAL COM ATUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE.
Local de atuação: O LabQualiSEG UFF -será desenvolvido na Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa - UFF - MFE - unidade central e ainda em instituições de saúde e de Ensino . Além das suas atividades à distância através da internet ( redes sociais, blogs e Google -Sala de Aula) .
Objetivo
Obj. Geral: * Produzir Tecnologias Educacionais Inovadoras no gerenciamento em Segurança do Paciente, Qualidade do Cuidado e Gestão de Riscos para serem aplicadas na formação profissional e na educação permanente no Ensino em Saúde Interdisciplinar e interprofissional em âmbito nacional (no ensino presencial e à distância através da internet), promovendo impacto e transformação social da sociedade em prol de um cuidado seguro, mitigando os erros em saúde (eventos adversos) conforme políticas públicas vigentes (âmbito nacional e internacional). Obj. Específicos: * Idealizar, criar, produzir, implementar avaliar, e divulgar Tecnologias Educativas Inovadoras no Ensino em Saúde (graduação/pós graduação) através do através do LabInovação (Laboratório de Inovações no Ensino na Saúde -com met. Design Thinking e Design Sprint) *Realizar reuniões (Grupo de Pesquisa Interdisciplinar CNPQ) com acad.e prof. da Saúde para viabilizar projetos de pesquisas para produção de conhecimentos (indissociabilidade do ensino-pesquisa e extensão). *Articular o Prog.LabQualiSeg aos proj. de ensino e de pesquisa,de extensão no âmbito na graduação e pós graduação em cenários assistenciais e educativos interdisciplinares e interprofissionais. (Formação de pessoas e geração de conhecimentos) *Produzir conteúdos midiáticos e desenvolver estratégias de ensino aprendizagem com o uso do marketing digital nas redes sociais, com divulgação e disseminação dos conhecimentos sobre o tema. *Produzir o Prog. de entrevista no formato Live-Papo Seguro (especialistas sobre Seg. do Paciente e /ou tec. educacionais e o Papo Discente (os acadêmicos são os protagonistas)-Interação dialógica *Desenvolver eventos, cursos e oficinas integradas aos projetos de extensão vinculados ao programa- foco na formação profissional e no Ensino na saúde (âmbito educacional, social, cultural e tecnológico). * Integrar o Programa nas estratégias viáveis para flexibilização curricular e integralização de créditos e também nas disciplinas cujas ementas tratam da Segurança do Paciente e Qualidade do cuidado.( Indissociabilidade ensino - pesquisa - extensão)
Resumo
Obj. Geral: * Produzir Tecnologias Educacionais Inovadoras no gerenciamento em Segurança do Paciente, Qualidade do Cuidado e Gestão de Riscos para serem aplicadas na formação profissional e na educação permanente no Ensino em Saúde Interdisciplinar e interprofissional em âmbito nacional (no ensino presencial e à distância através da internet), promovendo impacto e transformação social da sociedade em prol de um cuidado seguro, mitigando os erros em saúde (eventos adversos) conforme políticas públicas vigentes (âmbito nacional e internacional). Obj. Específicos: * Idealizar, criar, produzir, implementar, avaliar e divulgar Tecnologias Educativas Inovadoras no Ensino em Saúde (graduação/pós graduação) através do LabInovação (Laboratório de Inovações no Ensino na Saúde -com metodol. Design Thinking e Design Sprint) *Realizar reuniões (Grupo de Pesquisa Interdisciplinar CNPQ) com acad.e prof. da Saúde para viabilizar projetos de pesquisas para produção de conhecimentos (indissociabilidade do ensino-pesquisa e extensão). *Articular o Prog.LabQualiSeg aos proj. de ensino e de pesquisa,de extensão no âmbito na graduação e pós graduação em cenários assistenciais e educativos interdisciplinares e interprofissionais. *Produzir conteúdos midiáticos e desenvolver estratégias de ensino aprendizagem com o uso do marketing digital nas redes sociais, com divulgação e disseminação dos conhecimentos sobre o tema. *Produzir o Prog. de entrevista no formato Live-Papo Seguro (especialistas sobre Seg. do Paciente e /ou tec. educacionais e o Papo Discente (os acadêmicos são os protagonistas)-Interação dialógica *Desenvolver eventos, cursos e oficinas integradas aos projetos de extensão vinculados ao programa- foco na formação profissional e no Ensino na saúde (âmbito educacional, social, cultural e tecnológico).